
O Regedit (Reg(registro)Edit(editor)) nada mais é, do que uma espécie de banco de dados do Windows. Ou seja, quando você instala um programa, é no Regedit que ficam gravadas as informações como Nome, configurações e outras opções.
Mas o "pequeno grande" detalhe, é que ele também guarda as informações do Windows. Desde as informações modificadas no painel de controle por exemplo, até as informações sobre extensões de arquivos são salvos no Regedit.
O maior problema do Regedit, é que ele é extremamente delicado (ui). Uma simples alteração de valor, uma troca de um "0" por um "1", pode fazer o seu sistema ficar completamente maluco ou até mesmo deixar de funcionar.
Hoje quando você instala um programa, geralmente uma chave de Registro é criada para ele, e ao desinstalar o programa, a chave é excluida junto.
Mas antigamente as coisas não funcionavam bem assim. Todas as informações eram salvas num arquivo do tipo "INI", esses arquivos eram utilizados para armazenar as configurações de cada programa. Ou seja, cada programa tinha o seu arquivos "INI"... agora imagine nos dias de hoje onde nós temos vários aplicativos instalados no PC...
O que o Regedit fez, foi unir essas informações em um único utlitário que pode ser acessado através do Menu Iniciar > Executar > "regedit" (sem aspas).
Experimente você, abrir o Regedit, e de uma boa olhada nele, não mecha em nada, somente olhe. Olhe só quantas centenas de milhares de chaves nós temos dentro dele... e são exatamente esses milhares de chaves que tornam a sua manutenção dificil.
Ultimamente as pessoas tem passado a manipular mais o Registro. Arquivos ".reg" que dizem fazer milagres e tornar o seu PC mais rápido. Esse tipo de arquivo realmente existe, mas é preciso muuuito cuidado e atenção antes de executar um desses.
A Regra de Ouro do Registro é:Jamais execute um arquivo de edição de Registro, a não ser que você saiba com certeza qual a procedência deste arquivo, a sua finalidade, e leia atentamente a opinião de outros usuários que já usaram o aplicativo.
Se algum desses usuários reclamou de algum problema após a execução do arquivo, NÃO execute-o você também, a não ser é claro, que você tenha consultado uma bola de cristal antes para saber se hoje, é o seu dia de sorte!
Como eu já disse anteriormente, qualquer modificação errada, pode fazer o seu sistema deixar de funcionar.
É melhor prevenir do que remediar certo?!
Ok! Eu ainda assim prefiro arriscar...
Se você, mesmo depois de tudo isso que eu falei, ainda prefere arriscar, faça pelo menos duas coisas antes de executar esse arquivo.
1º - Crie um Ponto de Restauração do Sistema.
2º - Faça Backup do seu registro = Vá em iniciar > Executar > regedit > Clique em "Arquivo" e então vá em "Exportar".
Ahhh... mas foi mais forte do que eu... T.T
Eu avisei... mas se você por acaso, executou um arquivo ".reg" e o seu PC deixou de funcionar, não se descabele! Ainda existem meios de salvação!!!
1º - Inicie o PC no Modo de Segurança, e Restaure o Sistema para Aqueeele Ponto que você criou antes de executar esse arquivo!
2º - Se a restauração do sistema não funcionar, simplesmente execute aquele Backup do registro que você fez (você fez, não fez?!). E na janela que aparecer, clique em "Sim". Reinicie o PC corretamente, e veja o que aconteceu.
3º - Caso os dois métodos acima não tenham resolvido o problema, talvez esteja na hora de você agendar uma visita com o seu Técnico... =)
____________________________
Pessoal, é isso aí! Espero que o artigo tenha ficado bem claro, e esclarecido pelo menos algumas dúvidas. Mais pra frente eu irei falar mais detalhadamente sobre cada chave principal do Registro!
Um abraço e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário