Boa vindas

BEM VINDOS
A comunidade hacker's escola do futuro é uma comunidade que foi criada com o objetivo de compartilhar informações e conhecimentos do mundo virtual.
O objetivo maior desse blog é facilitar a vida de todos os nossos membros e usuários da rede que desejam aprender um pouco mais sobre esse mundo que vem crescendo cada vez mais.
Aproveitem!


Noticias:

terça-feira, 15 de março de 2011

Hacker, Cracker ou Phreaker? O que são, afinal?





Frequentemente, pessoas comuns e até mesmo profissionais recém chegados ao mundo da tecnologia me questionam sobre os termos; hacker, cracker e phreaker. Embora muitas pessoas achem que são sinônimos, a realidade é bem diferente.

No centro da palavra hack, em inglês, está a referência ao duro trabalho dos carpinteiros e escultores que, fazendo uso de ferramentas adequadas, iam eliminando lascas da madeira até que tomasse a forma desejada. Se levarmos o mesmo conceito para a informática, encontraremos o hacker que nada mais é do que um exímio profissional que, meticulosamente, faz um trabalho similar, só que com softwares, buscando soluções perfeitas.

Um hacker, na verdade, é um profissional apaixonado que busca exercitar e aprimorar seus conhecimentos em diversos domínios da informática, sempre desafiando-se a fazer algo melhor e com perfeição. Exitem legiões deles.

Podemos tomar como exemplos bem conhecidos de hackers o próprio Richard Stallman, criador da Free Software Foundation (FSF), bem como o tão conhecido Linus Torvalds, criador do Linux.

Com o passar do tempo, alguns hacker começaram a invadir sistemas, transpondo suas barreiras de segurança, o que exige grande conhecimento. Desde então, o termo hacking e/ou hacker passou a referenciar estas atividades. Mas a comunidade dos verdadeiros hackers apenas usam o termo para definir aqueles que agem de forma ética.

Já para os invasores cujo as reais intensões são, de fato, prejudicar ou danificar sistemas, o termo cracker (quebrador) foi empregado. Eles têm, na maioria, o conhecimento de um hacker, mas agindo totalmente de meneira criminosa. Existe inclusive a expressão "Black Hat" para referenciá-los, diferentemente da expressão "White Hat" cujo indica os hackers do bem. Muitos deles, hoje, são especialistas em segurança.

Existe ainda um outro grupo conhecido com phreakers, ou phone freak (maníaco por telefone). Uma turma muito ativa nos anos 80 e que tinha como objetivo burlar sistemas telefônicos e realizar chamadas grátis ou alterar configurações de alguma linha. Eram cracker especializados no segmento. Nos anos 90, porém, perderam um pouco sua notoriedade devido a introdução dos sistemas digitais.

Os phreakers, no entanto, evoluíram e hoje são os responsáveis por invadir celulares sofisticados, burlar ou interceptar ligações de telefonia IP, dentre outras atividade. O objetivo é o mesmo, tentar tirar proveito da linha de terceiro fazendo uso indiscriminado e sem pagar nada por isso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

<<<< Identificador >>>>

VC FOI DETECTADO, PARABÉNS!!!!